24/06/2010

A Nossa História…




É interessante que fique registada a forma como todo este processo de criação do novo Agrupamento de São Julião da Barra aconteceu. Será mais ou menos algo como isto, certamente que faltarão pormenores...
O Agrupamento 407 de Oeiras por volta de 2007 terá sido desafiado pelo Pe. Anibal, na altura pároco de Nova Oeiras e São Julião da Barra, a iniciar o processo de um novo Agrupamento de Escuteiros. Neste sentido foram efectuadas algumas sessões de esclarecimento junto da Comunidade de São Julião e dessas sessões terão surgido alguns adultos interessados em aderir ao movimento e ao novo projecto.
Esses adultos, que acabaram por ser 3, foram inseridos no Agrupamento 407 de Oeiras para iniciar um processo de adaptação e preparação. No Verão de 2009, já com o Pe. Nuno Westwood como prior de São Julião, depois de muitos apelos e, acreditamos nós, através de alguma intervenção divina, surgem vindos de vários Agrupamentos e de fora do activo mais 7 adultos com vontade de abraçar o projecto já iniciado.
Vieram de Cascais, de Nova Oeiras, da Parede e juntando-se aos adultos inseridos no Agrupamento de Oeiras, formaram uma equipa de trabalho cheia de vontade e motivação para que o Agrupamento de São Julião da Barra seja uma realidade na comunidade e no Corpo Nacional de Escutas – Escutismo Católico Português.Em Setembro de 2009 iniciamos as reuniões de preparação e organização da nova estrutura, que teve início formal no dia 16 de Janeiro de 2010.

Com o apoio do Agrupamento 407 de Oeiras, que nos acompanha em todo este processo, recebemos inscrições e formámos os nossos primeiros Bandos e Patrulhas, que ficarão para a história do nosso Agrupamento:

Lobitos – Bando Cinzento e Bando Ruivo

Exploradores – Patrulha Lobo, Patrulha Castor e Patrulha Tigre

Na Equipa de Animação dos Lobitos ficou a Patrícia, a Kica, o Jorge o Tiago e o Ricardo. Nos Exploradores, a Mafalda, o Rogério, o Fernando, o Pedro e o Luís. Tem sido uma aventura da qual todos nós nos orgulhamos!

Porque o que recebemos é tanto, queremos agradecer o trabalho e empenho de todos! Dos dirigentes do Agrupamento 407 de Oeiras, do Padre Nuno e do Padre Mário (Assistente do 407 de Oeiras), dos nossos aspirantes a Lobitos e a Exploradores e respectivas famílias, e ainda a todos os nossos amigos que incansavelmente nos têm ajudado: Carolina e João Maia Moura, Guida Ramalheira, Maria Moreira, Raquel Maia Moura, Odete Azevedo e muitos, muitos outros…

Bem-haja a todos e VIVA o futuro Agrupamento de São Julião da Barra!!!!!

23/06/2010

Notícias e informações fresquinhas!

No próximo dia 26 de Junho, pelas 21H há Arraial na Paróquia!!!!!

Os dirigentes do Agrupamento de S. Julião da Barra vão lá estar, mas de serviço, para ajudar no que for necessário.

Apesar de não estarmos em actividade (ficando os escuteiros à responsabilidade dos pais/familiares), convidamos todos os escuteiros e respectivas famílias a juntarem-se à festa!

Dia 3 e 4 de Julho – PROGRAMA:

Dia 3 de Julho


15H – Actividade Centro de Dia
18H – Ensaio do coro
19H – Jantar partilhado de Agrupamento
20H30/21H30 – Vigília na Igreja de S. Julião da Barra
Para escuteiros (uniformizados a rigor!) e familiares!


Dia 4 de Julho

10H – Concentração Centro de Dia
12H – Missa –
PROMESSAS
13H – Almoço convívio entre escuteiros (agora investidos!), familiares e convidados.

Para o almoço deverão trazer:

Lobitos – Salgados (frango, batatas, croquetes, pizas, bola …)
Exploradores – Sobremesas
Dirigentes – Bebidas

Canhotas amigas,
Equipa de Animação

21/06/2010


Infante D. Henrique...





"Este homem desvendou os mistérios do oceano. Com extraordinária obstinação, o Infante D. Henrique foi o mentor da expansão ultramarina que, mais tarde, desencadeou os descobrimentos. Revelou-se muito hábil a farejar boas oportunidades de investida. Culto, empreendedor, prospectivo, o Infante D. Henrique preparou Portugal para aquela que foi a grande gesta nacional. Deu, na expressão de Camões, “novos mundos ao mundo”. “É o verdadeiro iniciador da expansão universal de Portugal e da Europa”
Apesar de ter falecido em 1460, no ano de 1497 da graça de Deus, vem junto dos bravos Exploradores lançar o desafio....Participar de forma destemida na expedição que se inicia a 8 de Julho!
Na armada, são necessários capitães, mestres, pilotos, capelães...Homens e mulheres, bravos marinheiros que ambicionem conquistar o mundo!
Se és um deles, procura informação nos separadores do lado direito do ecrã.